19 de novembro de 2011

Encaixe do quadril: pra quê e porquê?


A frase: “Vamos encaixar o quadril” na dança do ventre de início pode parecer uma mania chata da professora em estar sempre te corrigindo, pode também parecer algo não tão importante que parece só dificultar seus movimentos inicialmente, porém o encaixe é quase tudo na base técnica da belly dance.
De início, é imprescindível dizer que ele é importante para proteger a sua lombar. No começo do aprendizado da dança do ventre batemos muito com as alunas em seqüências repetitivas dos mesmos movimentos, se não tivermos um cuidado absoluto com isso lesionaremos a lombar e outras regiões do quadril onde afetamos com as repetições. Posicionando o seu bumbum para dentro, temos uma estrutura mais fortalecida, ereta e preparada para a recepção desses movimentos inúmeras vezes sem agredir o nosso corpo.
Falando mais esclarecidamente e explicando o que ocorre durante o encaixe no seu corpo eu posso dizer por utilizarmos muito o quadril na dança do ventre ele acaba sendo beneficiado por um fortalecimento na sua musculatura, promovendo um maior equilíbrio da estrutura corporal. Sabe-se que o quadril exerce uma função importante no corpo, é formado por músculos poderosos e bem equilibrados que não somente movimentam os membros, como também ajudam a manter a posição do tronco. A bacia se equilibra sobre o quadril e o peso do corpo será recebido na bacia, de duas formas: pelo sacro que recebe o peso do esqueleto e pelas asas ilíacas que recebem uma parte do peso das vísceras. Uma das funções desta região é oferecer uma base estável para os membros superiores. A estrutura corporal trabalha harmoniosamente com uma boa estabilidade que pode ser bem desenvolvida através dos movimentos de quadril.
Agora que conhecemos tudo o que acontece com o encaixe do quadril durante a dança e os benefícios que obtemos seguindo essa regrinha chata que nós professoras vivemos falando em sala de aula fica mais fácil nos esforçarmos para manter o bumbum bem encaixado.

Um comentário: