20 de dezembro de 2011

Belly Fitness, um aula de dança do vente para academias.





Pode parecer estranho, mas existem sim aulas de dança do ventre voltadas especialmente para o público frequentador das academias de ginásticas e quando perguntamos por que as aulas devem ser diferentes temos várias respostas:



• Geralmente o tempo é reduzido;
• Muitas pessoas não estão ali para saírem profissionais na dança e sim para se divertir;
• A preocupação com a perda de peso é maior;
• A quantidade de alunas por sala é bem maior;
• As alunas não mantém um certo ritmo quanto a presença na sala, ou seja, tem alunas que fazem uma aula hoje e é só retornam depois de 15 dias
• Não podemos seguir um plano sequencial de aulas, ou seja, a cada aula termos um conteúdo novo, é sempre preciso retornar as bases.


Agora que já citei alguns motivos posso começar a falar desta modalidade, e vou começar falando um pouco de mim:


Quando comecei a dar aulas de dança do ventre iniciei por estúdios e escolas especializadas em dança, ou seja, o aluno vai ali para dedicar seu tempo ao estudo de uma dança, nem que não queira se profissionalizar e mesmo querendo uma atividade física o foco dele é aprender a dançar. No segundo ano de profissão fui chamada por uma grande rede de academias aqui de São Paulo e então comecei a ministrar aulas para o público fitness, posso dizer que esse primeiro ano foi o mais difícil da minha vida pois eu queria dar a mesma aula que estava acostumada e com o entra e sai de alunas durante as aulas não conseguia desenvolver quase nada e o pior elas achavam a aula parada e comparavam com as outras aulas de dança que a academia oferecia, resultado: baixa frequência e desânimo, solução: eu tinha que mudar! Foi nessa busca de soluções que conheci o trabalho da bailarina e professora americana Amira Mor, especializada na Belly dance for fitness, um grande sucesso nos EUA.
Passei a fazer cursos e estudar com ela, foi uma temporada para absorver e ir passando isso para as alunas e no final do curso eu já tinha um novo resultado: a frequência tinha aumentado bastante e eu estava apaixonada pelas aulas nas academias de ginástica, tão apaixonada que larguei os estúdios e hoje em dia sou conhecida pelo trabalho que desenvolvo para este público diferenciado. Apesar de um certo preconceito por profissionais mais antigas eu tenho em mente que nem tudo vai ser igual era para sempre, que a base e a essência deve ser a mesma, porém cada público merece uma atenção e um método diferenciado.


Uma aula de Belly fitness:


Uma aula de belly fitness costuma ter 60’, é composta por quatro partes: alongamento inicial (5’), técnica e desenvolvimento (20’), dança e coreografia (30’) e alongamento final (5’). Tirando a parte do alongamento a aula inteira é trabalhada em cima de uma ou duas coreografias, os passos são passados repetidamente e juntados repetidamente, se quiséssemos também poderíamos chamar esta aula de RITMOS ORIENTAIS.
Por aula devem ser queimadas no mínimo 500Kcal, porém numa aula bem puxada até 650Kcal podem ser eliminadas, é um mix de suavidade e leveza com aeróbicos concentrados.
A essência da dança do ventre é a mesma, eu passo para as minhas alunas todas as técnicas e movimentos que uma aula tradicional apresenta, porém faço isso na proposta da Belly Fitness.
Eu tenho um grande orgulho de dizer que fui uma das maiores incentivadoras dessa modalidade e que treinei 28 professoras de dança do ventre que hoje atuam nesta área aqui em São Paulo.

Um comentário:

  1. Minha querida Glauci..li sua postagen e adorei..Eu trabalho com fitness Belly Dance ja a alguns anos e realmente é pouco divulgado, que bom que encontrei alguem que aprecia como eu essa modalidade..minha linda vou seguir vc e conhecer seu trabalho..
    entra no meu blog ninanassif.blogspot.com
    bjs..e muito Sucesso em 2012!
    YA SALAMU ALEIKON AZIZA!

    ResponderExcluir