18 de julho de 2011

A importância da meia ponta.



Na Dança do Ventre, meia-ponta não é apenas sinal de elegância. Mantida corretamente firme, ela garante a execucão dos movimentos de quadril mais definidos e vigorosos.
É comum alunas e bailarinas cometerem este equívoco, pois embora seja um detalhe que faz muita diferença, ele é muito sutil.
Ao executarmos shimmies, batidas laterais ou qualquer movimento de quadril em meia-ponta, estamos substituindo a sustentação, o limite e a firmeza que o chão nos oferece, por uma base só nossa de tudo isso.
Ao utilizarmos a meia-ponta, estamos vivenciando a função de nossos pés que é a de nos sustentar, nos dar base e equilíbrio.

Como Aquiles, na mitologia grega, os calcanhares são o ponto vulnerável, pois devem ser mantidos altos como se tivessem asas. Eles são os primeiros a ceder sob o peso do nosso corpo fazendo com que oscilemos para cima e para baixo na execução dos movimentos. Logo ganhamos uma dança saltitante que compete com a definição e limpeza que dá destaque aos movimentos de quadril.

Outro motivo de atenção aos calcanhares é que ao executarmos os movimentos de quadril temos os joelhos semi-flexionados, no meio do caminho oferecendo espaço para que as oscilações (sobe/desce) de quadril possam ser possíveis. Se os calcanhares não estão firmes, os joelhos automaticamente acabam dividindo 50% do espaço que deveria servir para os movimentos do quadril, com os calcanhares, provocando uma oscilação de calcanhar em direção ao chão. Assim o movimento que deveria ser quadril-joelho-quadril se transforma em quadril-joelho-calcanhar-joelho-calcanhar. Sem percebermos, a longo prazo nosso foco que é o quadril, fica enfraquecido cada vez mais.

Lembremos que devemos movimentar o quadril em meia-ponta como se o suporte chão estivesse ainda "colado" em nossos calcanhares.


Resumindo:
1. Delimite uma altura de calcanhar confortável para você.
2. Mantenha a sustentação maior de peso do corpo entre o dedão e o dedo médio, para não oscilar nas laterais.
3. Mantenha os joelhos em semi-flexão.
4. Cuide para que ao executar os movimentos de quadril, seus calcanhares oscilem o mínimo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário