27 de maio de 2011

Dicas de livros

Segue abaixo uma pequena lista de livros sobre a Dança do Ventre, estes livros são ótimos para você aprofundar ainda mais o seu estudo, afinal a dança do ventre não consiste apenas em aulas práticas, a teoria também é muito importante.



A Dança da Libertação (Cláudia Cenci - Ed.Vitória Régia)
Resenha: Estudantes, profissionais da área e curiosos encontram uma linguagem simples e direta ligando a dança do ventre à anatomia, fisiologia, história, psicologia, antropologia, filosofia oriental, fisioterapia, didática, etc.
Os aspectos científicos abordados nesta obra foram supervisionados pelo Prof. Raul Santo, doutorando em Fisiologia do Esporte pela Unifesp (Escola Paulista de Medicina), e contaram com o apoio do Cemafi - Centro de Medicina do esporte e de atividade física da UNIFESP.
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de cinco anos da jornalista, bailarina e professora de dança Patricia Bencardini e nasceu a partir da curiosidade de suas alunas sobre vários aspectos da Dança do Ventre que não eram esclarecidos por outras publicações sobre essa ciência e arte.



Dança do Ventre - Ciência e Arte ( Patrícia Bencardini - Ed.Texto Novo)
Resenha: Este livro, com enfoque educacional, aborda de forma prática e de fácil assimilação uma das mais antigas manifestações de dança que se conhece. Com esse intuito, no lugar de textos que exploram o lado sensual do assunto, o leitor irá encontrar temas ligados à história e culturas antigas, bem como ciências da filosofia, geometria, anatomia, fisiologia e medicina, todos aplicados à dança do ventre.



Dança do Ventre: Da energia ao movimento (Kilma Farias - Ed.Universitária/UFPB)
Resenha: A dança é uma das mais antigas formas de comunicação entre o homem e o seu criador. Por esse motivo, muitas das danças tornaram-se sagradas, não pela dança em si, mas pelo que elas representam.
A que abordamos neste livro é a dança do ventre – arte religiosa egípcia – que está milenarmente ligada à canalização de energia cósmica e de caráter ritualístico, rica em simbologias que nos remetem a diversas tradições.
Eis aqui uma espécie de cartilha com 250 movimentos simples e combinados entre si que elaborei a partir de muito estudo e carinho para que possa ser útil a professoras, bailarinas, e iniciantes servindo de consulta para planejamento de aulas e coreografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário